Início > ESXi 5, Hyper-V, Microsoft, Virtualização, VMware > Windows 2012 HyperV 3.0 VS Vmware VSphere 5.0

Windows 2012 HyperV 3.0 VS Vmware VSphere 5.0

 

Apesar de considerar a plataforma para sua virtualização ou Cloud, é importante que você avaliar e escolher o produto certo que atenda sua necessidade. As últimas novidades no mercado de virtualização de ser novo produto da Microsoft Windows 2012 Hyper-V RC 3.0 e está sendo diretamente comparado com outro grande e líder em virtualização, a VMware. A Microsoft tem uma expectativa alta a partir deste novo produto que foi construído especialmente para nuvens públicas e privadas.

VMware que já têm soluções robustas para Virtualização e Cloud e é preferido pela maioria dos clientes, a Microsoft, por outro lado tem um grande trabalho a ser feito. Eu acho, que é a razão pela qual podemos ver Microsoft comparando o seu recurso diretamente com a VMware na sua publicidade e estratégia de marketing e ganhar confiança de prescritiva comprador.

Embora ambos os produtos são os melhores por conta própria, deve haver algo para o "comprador prescritivo" para que pudessem escolher o produto certo, sem cair no marketing de publicidade e estratégia utilizada por ambas as empresas para promover o seu próprio produto.

Daí, eu pensei para pesquisar novos recursos oferecidos em  Windows 2012 Hyper-V 3.0 e compará-los com o VMware vSphere 5,0. Isso pode ajudá-lo a decidir qual produto escolher para o seu departamento de TI. Embora os recursos tenham sido testados em um pré-lançamento do Windows 2012. Teremos que esperar até a versão GA para ver se a Microsoft realmente cumpre o que anunciou?

Eu prefiro VMware, mas a comparação entre Windows 2012 Hyper-V 3.0 e VMware vSphere 5.0 foi feita. Informações sobre Windows 2012 Hyper-V 3.0 e VMware vSphere 5.0 como características, licenciamento, etc  foram reunidos de várias fontes na internet, principalmente a partir da documentação respectiva fornecedores e um link para que tenham sido fornecidos.

1- Escalabilidade

Para iniciar a comparação, que iria escolher máximos de escalabilidade e de configuração que estes são os aspectos importantes a procurar ao escolher a plataforma para a sua nuvem.

Microsoft Windows 2012 Hyper-V 3.0 parece ser promissor na escalabilidade de VMware vSphere 5.0. O máximo suportado nós de cluster aumentou para 64 com aumento do apoio de correr ou seja VM VM 4000, os processadores mais lógicas por host e mais memória RAM física por host em relação ao VMware.

Para procurar: Você estaria utilizando a plataforma para que extensão? Quero dizer, se você é um SMB, você vai exigir que a escala! ou Se sua infra-estrutura não vai escala, então esta parte não deve importar. Raramente vi uma VM com memória de 1 TB com um mais de 32 processadores (que embora seria uma VM enorme).

 

2) de armazenamento

Em segundo lugar vem o armazenamento que é uma parte vital de sua infraestrutura de nuvem

Com Windows 2012 Hyper-3.0 um novo formato de disco virtual é introduzido que é capaz de suportar disco virtual de até 16 TB, isso dá uma liderança como o apoio atual do mercado é de cerca de 2 TB.

A segunda melhoria pela Microsoft é o suporte para armazenamento de arquivos SMB 3.0, que a VMware não tem. Armazenamento de arquivos SMB 3.0 pode ser atraente para muitas empresas Pequenas / Médias, como uma forma muito rentável para construir sua infra-estrutura de nuvem, economizando investimento de R$ em SAN e armazenamento.

VMware, por outro lado tem QOS de armazenamento e classificação de armazenamento para placment esay para o seu ambiente multi-tier, isso é algo que a Microsoft precisa melhorar.

observações: Será que você precisa de uma VHD tão grande para a sua máquina Virtual na sua infra-estrutura?. Você realmente necessita de armazenamento de arquivos SMB, NFS executa um pouco mais rápido do que SMB. Se a sua infra-estrutura não é tão exigente, armazenamento de arquivos SMB serviria para você.
Em segundo lugar, apesar do novo formato VHDX parece ser um ponto positivo para a Microsoft, este formato não é suportado por outros vendedores e poderia limitar a sua portabilidade de nuvem de público ao privado e vice-versa ou em plataformas cruzadas.

3) Networking

Rede é uma parte importante para que os serviços estejam disponíveis e funcionais. Tanto Hyper-V 3.0 quanto vSphere 5 suporta quase todos os recursos como agrupamento de NICs, VLAN, Virtual Switch, proteção de spoofing, etc. Mas como característica chave, o switch distribuído que funciona como um interruptor centralizado em toda a sua infra-estrutura de nuvem, e zoneamento para a Segurança de VM´s parece estar faltando no Hyper-V 3.0… Os parceiros da Microsoft parece ter anunciado apoio a extensão 3rd party para o switch de rede, mas precisaremos esperar!

observações: Apesar de ambos os produtos oferecem recursos semelhantes, switch Distribuído é uma vantagem para a sua infraestrutura de nuvem, pois garante configuração padrão do seu switch virtual em todos os servidores em seu cluster. Isso é vital, para que suas características como HA e migração dinâmica funcionem.

 

4) Gestão de Memória

Isto é o que determina a densidade de sua infra-estrutura Cloud e seu desempenho. Embora a Microsoft tenha se esforçado para lidar com técnicas de gerenciamento de memória do VMware através da introdução dinâmica de memória, Balonismo e Memória over commitment semelhante ao VMware, VMware oferece mais! VMware tem as melhores técnicas de gerenciamento de memória que garante um desempenho mesmo sob cenários de carga pesada de trabalho e over-commit de memória.

observações: Eu acho que não há nenhuma observação aqui! Microsoft precisa melhorar neste ponto de gestão de memória.

 

5) Clustering e disponibilidade

Esta característica é importante para manter seus aplicativos e servidores no ar e aumentar a disponibilidade. VMware oferece recursos como tolerância a falhas e live migration, Shared-Nothing Live Migration funciona no VMware vSphere 5, mas para isso a VM precisa ser desligada.

Em segundo lugar, o processo de configuração aglomerado é mais simples para VMware, em comparação com Hyper-V, onde requerem vários passos adicionais e teste de validação a ser executada.

observações: se você não for fascinado por Shared-Nothing Live Migration, vSphere 5.0 é a melhor escolha.

 

6 Licenciamento)

Custo de licenciamento é o que determina a sua decisão final, você precisa olhar para o seu orçamento!

A VMware impõe um direito de 96 VRAM em sua edição Enterprise Plus, ou seja, suponha que você tem 2 Licenças Ent. Plus do vSphere, então o total de memória consumida pela sua potência em VM no seu cluster não pode exceder 2 × 96 = 192 GB. Por outro lado a Microsoft não coloca quaisquer restrições, apenas limitar direitos de virtualização, ou seja, Datacenter é a única edição que é permitido para criar VMs ilimitadas. Standard permite 2 VM. A vantagem com licença Datacenter é que, você pode executar um número ilimitado de instâncias virtualizadas do Windows Server em processadores sem a aquisição de licenças adicionais. Por outro lado, você iria requerer uma licença separada para as instâncias virtualizadas do Windows Server rodando em VMware.

Observações: Se o ambiente vai ser puramente baseado em Microsoft, com Windows no seu ambiente seria benéfico, seria ideal utilizar o Hyper-V 3.0. Se você vai utilizar um misto de SO, VMware é a melhor opção. Mas espere, dê uma olhada no último ponto antes de você tomar a decisão!

 

7) Diversos

A VMware suporta mais de 85 OS guest, que dificilmente qualquer outro fornecedor dê suporte, enquanto a Microsoft suportar cerca de 25 OS guest. O ESXi 5 tem uma área de ataque em torno de 144 mb, ele é um Hypervisor direto, não um SO com Hypervisor, bem menor que o Hyper-V 3.0. Microsoft, por outro lado sendo de uso geral tem um Foot Print grande e superfície de ataque grande também, também o Hyper-V é um papel adicional para o sistema operacional Windows 2012 e não especialmente concebido para a finalidade de Virtualização.

Em segundo lugar, considerando a história da organização, a VMware tem o seu pé na virtualização de servidores desde 2001 e de produtos de virtualização primeiro a ser projetado em 1999. Embora a Microsoft Fundada em 1975, entrou na virtualização de servidores em 2008 na primeira versão do Hyper-V. Isso faz com que o VMware seja mais confiável entre os usuários finais.

Em terceiro lugar, o suporte de aparelho virtual para VMware parece ser grande em relação ao Microsoft Windows Hyper-V.

 

Veredicto final

Houve apenas suposições sobre o Windows 2012 Hyper-V 3 eo produto ainda está para ser lançado. Por outro lado, 5,0 vSphere da VMware já está no mercado e utilizado por vários clientes, testadas e confiáveis!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: