Início > ESXi 5, Virtualização, VMware > VSphere 5.1 e as outras novidades da VMWorld 2012

VSphere 5.1 e as outras novidades da VMWorld 2012

 

Desde segunda-feira (27/08) está acontecendo em San Francisco (EUA) a VMworld 2012. Quem já acompanha a VMware a algum tempo sabe que é na VMworld que acontecem os principais lançamentos da companhia. E esse ano não foi diferente. Entre os principais anúncios feitos até o momento, os que foram mais comentados/divulgados são:

– Mudança no modelo de licenciamento

Pois é… pouco mais de ano após a mudança no licenciamento para um modelo que, além da quantidade de cores por processador físico, também levava em conta a quantidade  total de memória das máquinas virtuais, a VMware voltou atrás e resolveu eliminar todas as restrições no modelo de licenciamento. A partir de agora, tanto para o VSphere 5 quanto para o VSphere 5.1, o licenciamento será feito único e exclusivamente baseado na quantidade de processador físico, ou seja, cada processador físico do host deve possuir uma licença associada a ele.

Em minha opinião essa mudança veio na hora certa, afinal de contas, a diferença de preços entre a VMware e o seu maior concorrente, o Hyper-V, que já era grande, após a mudança do ano passado, passou a ser ainda mais significativa. O que ainda favorecia a VMware era a qualidade do seu produto com relação aos concorrentes, porém com os anúncios que já foram feitos pela Microsoft sobre o Hyper-V 3.0 (que será lançado junto com o Windows Server 2012, provavelmente no último trimestre) essa distância deve diminuir bastante.

Quem quiser saber melhor sobre o novo licenciamento pode acessar o documento VMware VSphere 5 – Licensing, Pricing and Packaging

– VMware vCloud Suite

O vCloud Suite é a união de alguns dos produtos VMware que juntos permitem a construção, operação e gerenciamento de uma infraestrutura de nuvem. É oferecido em três versões: Standard, Advanced e Enterprise. A suíte inclui os seguintes produtos:

  • VMware vSphere
  • VMware vCloud Networking and Security
  • VMware vCloud Director and VMware vCloud Connector
  • VMware vFabric Application Director
  • VMware vCenter Operations Management Suite
  • VMware vCenter Site Recovery Manager

vcloud_suite

VMware vCloud Suite Datasheet

– VSphere 5.1

Apesar de ser tratada como uma atualização de “menor porte” (se fosse uma grande mudança provavelmente seria chamado de Vsphere 6), essa nova versão do VSphere trouxe algumas alterações relevantes, principalmente no que diz respeito a escalabilidade e operação do ambiente virtual.


Computacional

• Máquinas virtuais maiores – as máquinas virtuais podem crescer duas vezes mais do que em qualquer versão anterior, suportando até mesmo as aplicações mais avançadas. As máquinas virtuais podem ter até 64 vCPU’s e 1 TB de RAM virtual (VRAM).

• Novo Hardware Virtual (versão 9) – inclui suporte para máquinas virtuais maiores, contadores de desempenho da CPU e aceleração gráfica virtual compartilhada (SVGA).


Armazenamento

• Armazenamento eficiente para infraestrutura de desktop virtual (VDI) – Um novo formato de disco virtual permite o balanceamento ideal entre a utilização eficiente do espaço e a taxa de I/O para desktops virtuais.


Rede

• vSphere Distributed Switch – Novidades como o Network Health Check, Backup e recuperação de configuração, RollBack e Recovery, e suporte ao protocolo LACP (Link Aggregation Control Protocol), fornecem funcionalidades mais avançadas de rede e uma base mais sólida para a computação em nuvem.

• Suporte a Single-root I/O Virtualization (SR-IOV) – Suporte ao SR-IOV otimiza o desempenho para aplicações mais sofisticadas.


Disponibilidade

• vMotion vSphere – Agora as vantagens do vMotion também podem ser aproveitadas sem a necessidade de que haja um storage compartilhado

• VSphere Data Protection (VDP) – Simples e eficaz ferramenta de backup e restore de máquinas virtuais. O vSphere Data Protection é uma nova solução arquitetada com base na tecnologia Avamar da EMC, que permite que os administradores façam backup de dados da máquina virtual para o disco sem a necessidade de agentes e com a desduplicação já embutida. Substitui o produto vSphere Data Recovery disponível em versões anteriores do vSphere.

• VSphere Replication – permite uma replicação eficiente dos dados da máquina virtual através da LAN ou WAN, independente do storage. Simplifica o gerenciamento possibilitando a replicação no nível da máquina virtual e permite RPOs de até 15 minutos.

• Atualização do VMware Tools sem “downtime” – Depois de atualizar o VMware Tools para a versão disponível com a versão 5.1, não será necessário reiniciar as máquinas virtuais nas futuras atualização do VMware Tools.

Segurança

• VMware vShield Endpoint – permite que a carga de processamento dos agentes de antivirus sejam retiradas dos desktops e centraliza toda a solução de antivírus num único appliance virtual em cada um dos hosts ESX/ESXi. O vShield Endpoint possui integração com várias soluções de antivírus existentes no mercado.


Automação

• VSphere StorageDRS e Profile-Driven Storage – A nova integração com o VMware vCloud Director permite uma eficiência extra no armazenamento e na automação em um ambiente de nuvem privada.

• VSphere Auto-Deploy – Dois novos métodos para a implantação de novos hosts ESXi a um ambiente, tornam o processo de implantação automática mais disponível do que nunca.


Gerenciamento (com vCenter Server)

• VSphere Web Client -  é agora a principal interface administrativa para o vSphere. Esta nova interface, flexível e robusta, simplifica a operação do ambiente vSphere através da navegação com atalhos, marcações personalizadas (tags), maior escalabilidade e capacidade de gerenciar de qualquer lugar através do Internet Explorer ou Firefox.

• vCenter Single Sign-On – simplifica a administração do vSphere, permitindo que os usuários façam login uma única vez para acessar todas as instâncias ou camadas do vCenter, sem a necessidade de autenticação adicional.

• vCenter Orchestrator – simplifica a instalação e configuração do poderoso motor de workflow do vCenter Server. Fluxos de trabalho recém-projetados aumentam a facilidade de uso, e também podem ser iniciados diretamente do novo VSphere Web Client.

Quem quiser conferir detalhes de cada uma dessas novidades, segue abaixo o link para todos os documentos que foram lançados juntos com os anúncios:

· What’s New in VMware vSphere 5.1

· What’s new in VMware vCenter 5.1

· What’s New in VMware vSphere 5.1 – Networking

· What’s New in VMware vSphere 5.1 – Platform

· What’s New in VMware vSphere 5.1 – Storage

· What’s New in VMware vSphere 5.1 – Performance

· Introduction to VMware vSphere Replication

· Introduction to VMware vSphere Data Protection

· What’s new in VMware vSphere Storage Appliance

· What’s new in vCloud Director 5.1

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: